Varíola dos macacos: Curso introdutório para contextos de surto africanos

A varíola dos macacos é uma doença infeciosa emergente causada por um vírus transmitido aos humanos por animais infetados, na sua maioria roedores. Pode ser propagado a outras pessoas, mas a transmissão de pessoa para pessoa, isoladamente, não pode facilmente sustentar um surto. A apresentação clínica é semelhante à observada no passado com a varíola, mas menos grave. A varíola foi erradicada mundialmente em 1980; no entanto, a varíola dos macacos ainda ocorre esporadicamente em partes da África Central e Ocidental, perto das florestas tropicais húmidas. Normalmente, a mortalidade nos surtos da varíola dos macacos tem sido de 1 a 10%, mas com os cuidados adequados, a maioria dos doentes recupera. Este curso fornece uma introdução geral à varíola dos macacos e destina-se aos profissionais de saúde responsáveis pela prevenção e controlo da varíola dos macacos.

**Nota: Este curso foi desenvolvido em 2020. Para obter as atualizações mais recentes, consulte os tópicos de saúde relevantes no website da OMS.

Para saber mais sobre a prevenção e gestão da varíola dos macacos, consulte aqui a formação alargada em inglês. Esta formação também está disponível em francês aqui.

O conteúdo e o âmbito deste curso sobre a varíola dos macacos foram adaptados para surtos em países africanos onde a doença é endémica. O material do curso foi atualizado pela última vez em 2020 e pode não refletir as orientações mais recentes da OMS emitidas para o surto em vários países em 2022.

Self-paced
Language: Português
Basic (Basique), Monkeypox

Course information

Este curso encontra-se disponível nos seguintes idiomas:

English - Español - Français - Русский - 中文 - العربية

Descrição geral: O vírus monkeypox é um ortopoxvírus que causa a varíola dos macacos (monkeypox) em humanos, uma doença viral com sintomas semelhantes aos da varíola, incluindo febre e erupção cutânea. Após a erradicação mundial da varíola em 1980, a varíola dos macacos emergiu como a infeção por ortopoxvírus mais significativa em humanos. Os casos são frequentemente comunicados a partir de zonas rurais dos países da África Central e Ocidental, especialmente em regiões próximas da floresta tropical húmida onde as pessoas podem ter contacto com animais infetados. Uma pessoa pode ficar infetada através do contacto direto com gotículas respiratórias de outra pessoa que tenha varíola dos macacos, em casa ou numa instituição de saúde, ou com materiais contaminados, como roupa de cama. Embora estes sejam os principais modos de transmissão entre pessoas, os surtos de varíola dos macacos tendem a ocorrer em pequenos clusters de alguns casos, sem levar a uma transmissão comunitária generalizada. Por este motivo, os surtos podem ser facilmente controlados quando se verifica uma resposta rápida aos mesmos. Em várias ocasiões, a varíola dos macacos foi notificada noutras regiões devido à importação por viajantes ou animais infetados. Este curso fornece uma introdução geral à doença através de um vídeo e uma apresentação transferível que pode ser revista ao seu próprio ritmo. Destina-se aos profissionais de saúde responsáveis pela prevenção e controlo da varíola dos macacos e do público em geral.

Objetivos de aprendizagem: No final deste curso, os participantes devem ser capazes de:

  • compreender o surgimento da varíola dos macacos;
  • descrever as vias de transmissão;
  • enumerar sinais e sintomas;
  • identificar clinicamente a varíola dos macacos, a varicela e o sarampo;
  • descrever amostras e testes laboratoriais; e.
  • debater estratégias de prevenção e controlo.

Duração do curso: Aproximadamente 1 hora.

Certificados: Os participantes podem receber um Registo de resultados ao obter uma pontuação igual ou superior a 80% na avaliação do curso. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.

Para saber mais sobre prevenção e manejo da varíola, consulte o treinamento estendido em inglês aqui. Este treinamento também está disponível em francês aqui.

Course contents

  • Varíola dos macacos:

    Este módulo fornece uma visão geral de nível introdutório da doença.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 794

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.