A varíola dos macacos é uma doença zoonótica viral, causada pelo vírus da varíola dos macacos, reconhecida como a mais importante infeção por ortopoxvírus após a erradicação da varíola.

Este curso oferece aos agentes de saúde pública e aos profissionais de saúde informação aprofundada para compreender a epidemiologia, modos de transmissão, apresentação clínica, diagnóstico e tratamento da varíola dos macacos, bem como as estratégias necessárias para a prevenção eficaz e a investigação e resposta aos surtos.

CRÉDITO: OMS/Mark V. Szczeniowski

O conteúdo e o escopo deste curso sobre varíola dos macacos foram adaptados para surtos em países africanos onde a doença é endêmica. O material do curso foi atualizado pela última vez em 2021 e pode não refletir as orientações mais recentes da OMS emitidas para o surto de vários países em 2022.

Após várias consultas com peritos mundiais, a OMS irá começar a utilizar um novo termo preferido "mpox" como sinónimo de varíola dos macaco. Este curso foi atualizado pela última vez em 2021 e será atualizado para reflectir esta mudança de nome. Entretanto, qualquer referência à varíola de macaco nos materiais do curso deve ser lida como mpox.

Self-paced
Language: Português
Intermediate (Intermediaire), Mpox

Course information

This course is also available in the following languages:

English - français - español - العربية - Русский - 中文

Resumo: A varíola dos macacos ocorre principalmente em áreas rurais arborizadas na África Central e Ocidental. Desde a cessação da vacinação contra a varíola, a crescente incidência de casos e surtos notificados está a suscitar preocupações sobre a futura propagação da doença. Apesar dos riscos mais elevados em áreas endémicas, a varíola dos macacos continua a ser insuficientemente reconhecida e comunicada. Os cuidados de apoio ideais são fundamentais para melhorar o curso clínico da varíola dos macacos e evitar as complicações mais graves para as pessoas afetadas.

Duração do curso: Aproximadamente 3 horas.

Certificados:Os participantes podem receber um Certificado de conclusão ao obter uma pontuação igual ou superior a 80% na avaliação do curso. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.

Observe que uma breve visão geral introdutória da varíola dos macacos também está disponível em Português.

Este curso de e-learning foi preparado pelo seguinte pessoal da OMS: Rosamund Lewis, Alexandra Hill, Nohelly Nombela, Bernard Onoja and Nikola Sklenovska, with the additional support of Melinda Frost, Marta Lado, Alice Simniceanu, Tieble Traore, Maria Van Kerkhove and Karin Von Eije. WHO wishes to thank the following partners for their contributions and technical support: Placide Mbala-Kingebeni, Institut National de Recherche Biomédicale, Kinshasa, Democratic Republic of the Congo; Dimie Ogoina, Niger Delta University Teaching Hospital, Bayelsa, Nigeria; Adesola Ogunleye, Nigeria Centre for Disease Control, Nigeria; Jake Dunning, University of Oxford, the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland; Jeffrey Doty, Andrea McCollum and Brett Peterson, the United States (USA) Centres for Disease Control and Prevention, Atlanta, Georgia, USA. WHO wishes to thank Neting, The E-learning Solution, for support in putting together this package.

What you'll learn

  • Descrever o vírus da varíola dos macacos, a doença que provoca, os modos de transmissão, a ecologia e a distribuição geográfica
  • Descrever a apresentação clínica da varíola dos macacos, os testes de diagnóstico e o manuseamento e envio adequados de amostras biológicas
  • Descrever o tratamento e o cuidado dos doentes e as práticas de prevenção e controlo de infeções
  • Explicar como realizar uma investigação de surto de varíola dos macacos e organizar uma resposta eficaz
  • Explicar como montar uma resposta eficaz a um surto de varíola dos macacos.

Who this course is for

  • Este curso animado em quatro módulos visa fornecer aos profissionais de saúde pública, decisores políticos e profissionais de saúde em áreas endémicas informações e recursos para prevenir, detetar e tratar a varíola dos macacos, assegurar cuidados de saúde otimizados e prevenção e controlo de infeções, e organizar uma investigação e resposta eficaz a surtos.

Course contents

  • Módulo 1: Introdução à varíola dos macacos:

    Este módulo apresenta uma descrição geral do vírus da varíola dos macacos e ecologia, da doença humana que provoca e dos modos de transmissão, da sua distribuição geográfica e uma introdução à prevenção e resposta.
  • Módulo 2: Diagnóstico clínico, vigilância e investigação laboratorial:

    No final deste módulo, deverão ser capazes de: descrever a doença da varíola dos macacos, diferenciá-la da varicela e do sarampo, e fornecer uma definição de caso; indicar as melhores amostras para o diagnóstico da varíola dos macacos, e explicar como estas são colhidas, embaladas e transportadas; comparar métodos de diagnóstico e descrever padrões de biossegurança laboratorial.
  • Módulo 3: Gestão de casos e prevenção e controlo de infeções:

    No final deste módulo, deverão ser capazes de: descrever complicações clínicas e sequelas da varíola dos macacos e como cuidar dos doentes; descrever medidas adequadas de prevenção e controlo de infeções.
  • Módulo 4: Gestão de surtos:

    No final deste módulo, deverão ser capazes de: explicar a finalidade e as etapas de uma investigação de um surto de varíola dos macacos; explicar como organizar uma resposta eficaz a um surto de varíola dos macacos.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.