Precauções básicas: higienização das mãos

A maioria das infecções associadas a cuidados de saúde podem ser prevenidas com a correta higienização das mãos, ou seja, a limpeza das mãos nos momentos corretos, e da forma correta. As Diretrizes da OMS de higienização das mãos nos serviços de saúde incentivam a promoção e o aprimoramento da higienização das mãos em instituições de saúde no mundo todo, e são complementadas pela estratégia multimodal da OMS para aprimoramento da higienização das mãos, bem como o respectivo guia e kit de implementação, que contêm diversas ferramentas práticas, prontas para serem usadas. Este módulo foi preparado para ajudar a resumir as diretrizes da OMS sobre higienização das mãos, as ferramentas associadas e ideias para uma implementação efetiva.

Observação: estes materiais foram atualizados pela última vez em 18/01/2022.

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - français - العربية - Русский - Español - 中文 - Nederlands - Soomaaliga - Türk - සිංහල- தமிழ் - Shqip - Tetun - македонски - қазақ тілі - Հայերեն - ქართული ენა

Visão Geral: As mãos dos profissionais da saúde têm papel crucial na garantia da segurança do paciente. Se não foram limpas nos momentos corretos, as mãos dos profissionais da saúde podem transmitir microorganismos infecciosos de um paciente para outro. A higienização das mãos em momentos cruciais é uma intervenção importante de saúde. A higienização das mãos reduz a transmissão de microorganismos (inclusive os resistentes a antibióticos), aumenta a segurança do paciente e diminui as infecções relacionadas à assistência em saúde. A higienização das mãos, quando efetiva e oportuna, é um pilar crítico da prevenção e controle de infecções.

Objetivos de aprendizagem: Ao final desta aula, você será capaz de:

  • descrever a higienização das mãos como um componente crítico da prevenção e controle de infecções;
  • identificar os 5 momentos para higienização das mãos;
  • discutir o uso de luvas e a higienização das mãos durante as atividades atendimento ao paciente;
  • demonstrar a forma correta de lavar as mãos com sabão e água de acordo com o método recomendado pela OMS;
  • demonstrar a maneira correta de higienizar as mãos com álcool-gel, de acordo com o método recomendado pela OMS; e
  • discutir as principais questões e considerações sobre higienização das mãos em locais de assistência à saúde.

Duração do curso: Aproximadamente 1 hora.

Certificado: Um Certificado de Aprovação será emitido aos participantes que tiverem aproveitamento de no mínimo 70% no pós-teste. Você tem um número ilimitado de tentativas para atingir o limiar. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Traduzido para o português do curso Standard precautions: Hand hygiene, 2020. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 4660

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 70% of the maximum number of points from all graded assignments.