COVID-19: Como colocar e remover equipamentos de proteção individual (EPIs)

O curso é um guia para profissionais da saúde envolvidos em atividades de atenção ao paciente em instituições de saúde. O curso visa demonstrar quais são os equipamentos de proteção individual ou EPIs necessários para se proteger corretamente. Com base nas evidências atualmente disponíveis, os EPIs recomendados pela OMS para atendimento a pacientes com COVID-19 são os que atendem às precauções de CONTATO e GOTÍCULAS, exceto em caso de procedimentos com geração de aerossol, que requerem precauções de CONTATO e AEROSSOL (neste caso, respiradores como N95, PFF2, PFF3). É importante lembrar que os EPIs integram uma série de medidas mais amplas para prevenção e controle de infecções, e devem ser usados como parte de uma estratégia multimodal de atendimento a pacientes com COVID-19. Somente profissionais de saúde treinados e competentes no uso de EPIs devem ter permissão para entrar na área de atendimento ao paciente.

Estes materiais foram lançados em 15/04/2020. Como as evidências científicas e as orientações técnicas relacionadas ao COVID-19 estão em constante evolução, consulte https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 para obter as atualizações mais recentes.

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso também está disponível nos seguintes idiomas:

English - العربية - македонски - Shqip - français - ภาษาไทย - Español - Nederlands - 中文 - Tetun - Русский - Soomaaliga - Türk- සිංහල - தமிழ் - Казақ тілі

Visão Geral: O curso é um guia para profissionais da saúde envolvidos em atividades de atenção ao paciente em instituições de saúde. O curso visa a demonstrar quais são os equipamentos de proteção individual ou EPIs necessários para se proteger corretamente. Com base nas evidências atualmente disponíveis, os EPIs recomendados pela OMS para atendimento a pacientes com COVID-19 são os que atendem às precauções de CONTATO e GOTÍCULAS, exceto em caso de procedimentos com geração de aerossol, que requerem precauções de CONTATO e AEROSSOL (neste caso, respiradores como N95, PFF2, PFF3). É importante lembrar que os EPIs integram uma série de medidas mais amplas para prevenção e controle de infecções, e devem ser usados como parte de uma estratégia multimodal de atendimento a pacientes com COVID-19. Somente profissionais de saúde treinados e competentes no uso de EPIs devem ter permissão para entrar na área de atendimento ao paciente.

Objetivos de aprendizagem: No fim do curso, os participantes serão capazes de:

  • demonstrar a forma correta de colocar e remover os EPIs; e
  • demonstrar a forma correta de higienizar as mãos com álcool-gel, de acordo com o método recomendado pela OMS.

Duração do curso: Aproximadamente 15 minutos.

Certificado: Uma Confirmação de Participação estará disponível para os participantes que completarem 100% do material do curso.

Após a conclusão deste curso, caso esteja interessado em saber mais sobre outros aspectos da prevenção e controlo de infecções (IPC) no contexto do COVID-19, consulte a série de cursos sobre PCI da OpenWHO: https://openwho.org/courses?q=IPC

Traduzido para o português de COVID-19: How to put on and remove personal protective equipment (PPE), 2020. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Course contents

  • Módulo 1: Como colocar e remover EPIs de acordo com as precauções de gotículas/contato para COVID-19:

    Este módulo oferece um guia em vídeo de como colocar e remover EPIs de acordo com as precauções para gotículas/contato para COVID-19, além de dois pôsteres. No fim deste módulo, os participantes serão capazes de demonstrar a forma correta de colocar os equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com o método recomendado nas precauções para gotículas/contato para COVID-19.
  • Módulo 2: Como colocar e remover EPIs de acordo com as precauções para aerossol/contato no contexto da COVID-19:

    O Módulo 2 oferece um guia em vídeo de como colocar e remover EPIs de acordo com as precauções para aerossol/contato para COVID-19. No fim deste módulo, os participantes serão capazes de demonstrar a forma correta de colocar os equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com o método recomendado nas precauções para aerossol/contato no contexto da COVID-19.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 6166

Certificate Requirements

  • Gain a Confirmation of Participation by completing at least 100% of the course material.