Formação dos trabalhadores da saúde para a vacinação contra a COVID-19

Todos os trabalhadores da saúde envolvidos na implementação da vacinação contra a COVID-19 necessitam de ter conhecimentos e competências para garantir a administração segura e eficaz da vacina contra a COVID-19. O pacote de formação sobre a vacinação contra a COVID-19 dos trabalhadores da saúde foi desenvolvido para trabalhadores da saúde de primeira linha dos países. O pacote, desenvolvido em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) consiste em 6 módulos que incluem aulas por vídeo, questionários, auxiliares de formação, exercícios interactivos e apresentações descarregáveis com a informação disponível.

Atenção: Esses materiais foram lançados em 18/12/2020.

Credenciais da Foto: WHO/Blink Media – Giliane Soupe

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - Bahasa Indonesia - македонски - Русский - 中文- Tiếng Việt - Español - Nederlands - français - Казақ тілі - العربية - ၽႃႇသႃႇတႆး - မြန်မာစာ - ကညီစှီၤကျိာ်

Visão geral: A OMS trabalha em colaboração com cientistas, empresas e organizações de saúde a nível global para acelerar a resposta à pandemia e facilitar o acesso e a distribuição equitativos das vacinas contra a COVID-19. Este curso oferece informação geral sobre a COVID-19 e informação específica sobre o armazenamento, manuseio e administração da vacina, registando e monitorizando, incluindo efeitos adversos pós-imunização (EAPI) e comunicação (aceitação e procura) através de uma série de aulas curtas por vídeo e questionários para testar o seu conhecimento. Este curso destina-se principalmente aos trabalhadores da saúde de primeira linha que serão vacinadores e recipientes prioritários.

Objectivos da aprendizagem: Ao concluir este curso, será capaz de:

  • descrever o patogéneo (SARS-CoV-2) e a doença pelo coronavírus (COVID-19);
  • explicar os requisitos da cadeia de frio, princípios de armazenamento e manuseio para vários contextos de distribuição e descrever as opções/procedimentos para a eliminação de resíduos;
  • descrever o processo de administração da vacina contra a COVID-19 e identificar a prevenção da infecção e as medidas de controlo que devem ser praticadas durante as sessões de vacinação:
  • identificar um efeito adverso pós-imunização e explicar como comunicar o EAPI após a vacinação contra a COVID-19.
  • reconhecer as fichas de registo e de inscrição e explicar como identificar os incumpridores; e
  • demonstrar comunicações eficazes e individualizadas sobre a vacinação contra a COVID-19.

Duração do curso: Aproximadamente 3 horas.

Certificados: Os participantes que obtiverem uma pontuação de pelo menos 80% nos questionários do curso receberão um Diploma de Aproveitamento. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Este curso foi produzido em colaboração com a UNICEF. Todo o seu conteúdo foi tecnicamente aprovado pela OMS.

Tradução para português do COVID-19 vaccination training for health workers, 2020. A OMS não é responsável pelo conteúdo ou exactidão desta tradução. No caso de qualquer inconsistência entre o inglês e a tradução em português, a versão original em inglês será a versão vinculativa e autêntica.

Esta tradução não é verificada pela OMS. Este recurso destina-se apenas para efeitos de apoio da aprendizagem.

Course contents

  • Módulo 1: Introdução à vacinação contra a COVID-19 :

    Isto é uma introdução ao curso, cujo objectivo é fornecer informação-chave sobre a vacinação contra a COVID-19 para os trabalhadores da saúde/vacinadores
  • Módulo 2: Armazenamento, manuseio, distribuição e gestão de resíduos de vacinas contra a COVID-19:

    Este módulo consiste em três secções que fornecem conhecimentos sobre: as implicações programáticas das vacinas contra a COVID-19; gestão da conservação, transporte e distribuição das vacinas contra a COVID-19; gestão da cadeia de frio no posto de vacinação e gestão de resíduos a nível das instalações.
  • Módulo 3: Organização de sessões de vacinação contra a COVID-19:

    Ao concluir este módulo deve ser capaz de: descrever a prevenção da infecção e as medidas de controlo durante as sessões de vacinação para proteger os trabalhadores da saúde, os recipientes da vacina e a comunidade; descrever como preparar as sessões de vacinação de acordo com a prevenção da infecção e os protocolos de controlo (na instalação de saúde, para actividades de alcance e para uma campanha); e descrever o processo de administração e eliminação seguras de resíduos da vacina contra a COVID-19.
  • Módulo 4: Monitorização de EAPI na vacinação contra a COVID-19:

    Ao concluir este módulo deve ser capaz de: identificar um efeito adverso pós-imunização (EAPI); descrever como identificar e responder a EAPI; e explicar como comunicar EAPI após a vacinação contra a COVID-19.
  • Módulo 5: Registo e monitorização da vacinação contra a COVID-19:

    Ao concluir este módulo deve ser capaz de: explicar a importância de registo e comunicação correctos; identificar as fichas de registo e inscrição; registar correctamente os dados de vacinação e registar as vacinações nas fichas de notificação; e explicar como identificar os incumpridores (se aplicável).
  • Módulo 6: Comunicação com a comunidade sobre a vacinação contra a COVID-19:

    Ao concluir este módulo deve ser capaz de: descrever as funções e responsabilidades dos trabalhadores da saúde na vacinação contra a COVID-19; demonstrar comunicações eficazes e individualizadas sobre a vacinação contra a COVID-19; explicar as estratégias de comunicação para três cenários potenciais aos membros da comunidade; e explicar o papel de um vacinador em comunicação de crise para efeitos adversos pós-imunização (EAPI).

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 914

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.