IMS Nivel 2: Trabalhar no Sistema de Gestão de Ocorrências da OMS

Todas as pessoas que trabalham em emergências para a OMS devem estar familiarizadas com o Sistema de Gestão de Ocorrências (IMS). Este curso baseia-se no curso introdutório sobre o IMS destinado a fornecer uma compreensão mais profunda do sistema que a OMS utiliza para organizar e gerir a sua acção. Deve ser concluído por todos os membros actuais ou potenciais das equipas funcionais do IMS, incluindo os funcionários que não sejam da OMS que serao mobilizáveis.

Self-paced
Language: Português
Intermediate (Intermediaire), Not disease specific

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - français - русский - Español - العربية

A narração para cada unidade também está disponível em português do Brasil. Você pode fazer o download dos arquivos de áudio clicando no link disponível em cada unidade de vídeo ou visitando a página Recursos, após o Módulo 5.

Visão geral: Todas as pessoas que trabalham em emergências para a OMS devem estar familiarizadas com o Sistema de Gestão de Ocorrências (IMS). Este curso baseia-se no curso introdutório sobre o IMS destinado a fornecer uma compreensão mais aprofundada do sistema que a OMS utiliza para organizar e gerir a sua acção. Deve ser concluído por todos os membros actuais ou potenciais das equipas funcionais do IMS, incluindo os funcionários que não sejam da OMS que serao mobilizáveis.

O curso é composto por 5 módulos com narração em áudio e questionário. Abrange: (1) os elementos chave do IMS da OMS e o trabalho em Centros de Operações de Emergência; (2) a forma como as equipas funcionais no âmbito do IMS trabalham em conjunto; (3) os padrões éticos que devem ser observados pelas pessoas mobilizáveis pela OMS durante uma resposta de emergência; (4) como trabalhar em equipa de maneira eficaz; e (5) o processo de mobilização e de se manter saudável.

Antes da inscrição, recomenda-se aos participantes que concluam o curso introdutório sobre o IMS, disponível aqui.

Objectivos de aprendizagem: Ao final do presente curso, os participantes devem estar em condições de:

  • explicar a função do Sistema de Gestão de Ocorrências na acção de emergência da OMS;
  • descrever os papéis das funções no âmbito do IMS da OMS;
  • descrever os princípios éticos que sustentam o trabalho da OMS em situações de emergência;
  • explicar os diferentes factores que contribuem para um trabalho em equipa eficaz; e
  • descrever a preparação para uma mobilização.

Duração do curso: 3 horas aproximadamente.

Certificados: No final do curso, é emitido um Certificado de Aprovação às pessoas que obtiverem mais de 80% do número máximo de pontos em todas as tarefas classificadas. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Traduzido para o português de IMS Tier 2: Working in WHO’s Incident Management System 2018. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Course contents

  • Módulo 1: Trabalhar no Sistema de Gestão de Ocorrências da OMS:

    Este módulo delineará os principais elementos do Sistema de Gestão de Ocorrências da OMS e o trabalho em Centros de Operações de Emergência.
  • Módulo 2: Sistema de Gestão de Ocorrências Áreas Funcionais:

    Neste módulo, irá familiarizar-se com as diferentes áreas funcionais do Sistema de Gestão de Ocorrências.
  • Módulo 3: Ética e Valores:

    Este módulo abrange os padrões éticos que devem ser respeitados pelas pessoas mobilizadas pela OMS durante uma ação de emergência, e as ligações entre valores, princípios e ações.
  • Módulo 4: Dinâmica das Equipas:

    Neste módulo, irá familiarizar-se com a maneira como os membros da equipa se devem relacionar uns com os outros em situações de emergência.
  • Módulo 5: Eu e a missão:

    Neste módulo, você receberá uma visão geral sobre o modo como se deve preparar para uma missão, instalar no terreno e regressar em segurança.
  • Recursos:

    A narração para cada unidade também está disponível em português do Brasil.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 1639

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.