Saúde ocupacional e segurança para profissionais de saúde no contexto da COVID-19

Todos os profissionais da saúde precisam ter conhecimento e habilidades para se proteger dos riscos ocupacionais que enfrentam, para que possam trabalhar de forma segura e efetiva. Este curso tem cinco partes para atender a essas necessidades:

  • Introdução
  • Módulo 1: Riscos infecciosos à saúde e segurança
  • Módulo 2: Riscos físicos à saúde e segurança
  • Módulo 3: Riscos psicossociais à saúde e segurança
  • Módulo 4: Aspectos básicos de saúde ocupacional e segurança nos serviços de saúde

Photo credit: WHO/P.Phutpheng

Estes materiais foram lançados em 31/08/2020. Como as evidências científicas e as orientações técnicas sobre o COVID-19 estão em constante evolução, consulte https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 para obter as atualizações mais recentes.

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - македонски - Español - Kiswahili - Bahasa Indonesia - Nederlands - 日本語 - Казақ тілі - български - Français - Türkçe

Panorama geral: No contexto da pandemia de COVID-19, as condições de trabalho dos profissionais de saúde podem deteriorar. Além dos riscos da infecção por COVID-19, esses trabalhadores continuam a correr outros riscos de saúde ocupacional e segurança, de natureza biológica, física ou psicossocial. Portanto, para proteger a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar dos profissionais de saúde, a OMS recomenda uma combinação de medidas para prevenção e controle de infecção, saúde ocupacional e segurança, além de suporte psicossocial.

Os profissionais de saúde que participam da resposta à pandemia estão expostos a muitos riscos ocupacionais relacionados à saúde e segurança. Tais riscos incluem: infecção por COVID-19, doença e transmissão para outros; fadiga pelas longas jornadas e carga de trabalho pesada, sono ou descanso insuficientes, desidratação, e alimentação inadequada; lesão musculoesquelética pelo manuseio de pacientes e objetos pesados, trabalho prolongado com uso de equipamentos de proteção individual, que podem causar estresse por calor, e lesões na pele e mucosas; violência e estigma no local de trabalho, e uma variedade de problemas de saúde mental, distúrbios emocionais e burnout ocupacional.

O público alvo para este curso abrange profissionais de saúde, gerentes de incidentes, supervisores e administradores que formulam políticas e protocolos para seus estabelecimentos de saúde.

Objetivos de aprendizagem: Ao final deste curso, os participantes devem ser capazes de:

  • descrever os riscos ocupacionais à saúde e segurança mais comuns aos quais os profissionais de saúde são expostos na resposta à pandemia da COVID-19;
  • descrever os direitos dos profissionais de saúde a condições de trabalho decentes;
  • descrever como aplicar as medidas para proteger sua saúde e segurança e ativamente propor melhorias; e
  • acessar e usar os serviços de apoio para a proteção da saúde e segurança dos profissionais de saúde.

Duração do curso: Aproximadamente 1 hora.

Certificados: Um Certificado de Aprovação será emitido aos participantes que tiverem aproveitamento de, no mínimo, 80% nos testes. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Traduzido para o português de Occupational health and safety for health workers in the context of COVID-19 2020. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Course contents

  • Introdução:

    Este módulo introdutório dá uma visão geral sobre saúde ocupacional e segurança no contexto da COVID-19.
  • Módulo 1: Riscos infecciosos à saúde e segurança:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: explicar como os profissionais de saúde podem ser expostos a riscos infecciosos; descrever como ocorre o contágio de profissionais de saúde por infecções respiratórias e patógenos transmissíveis pelo sangue; e descrever os passos que os profissionais de saúde podem tomar para se proteger de infecções respiratórias: precauções padrão e medidas de controle para prevenção de diversas infecções.
  • Módulo 2: Riscos físicos à saúde e segurança:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: enumerar os principais fatores de risco para distúrbios musculoesqueléticos no setor saúde; descrever atividades de alto risco ao lidar com pacientes; e descrever os principais tipos de riscos ocupacionais que os profissionais de saúde enfrentam e como evitá-los.
  • Módulo 3: Riscos psicossociais à saúde e segurança:

    Ao final deste módulo, deverá ser capaz de: enumerar as principais fontes de riscos psicossociais para profissionais de saúde; descrever os sinais de fadiga e como preveni-la; descrever os fatores de risco, sinais e ações preventivas para violência no trabalho; e descrever como os profissionais e gestores de saúde podem proteger e apoiar a saúde mental.
  • Module 4: Aspectos básicos de saúde ocupacional e segurança:

    Ao final deste módulo, deverá ser capaz de: descrever as responsabilidades dos empregadores e gerentes das unidades de saúde em relação à segurança e saúde ocupacional; e descrever as ações que podem ser tomadas pelos profissionais de saúde para promover a saúde ocupacional e segurança.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 2706

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.