Escabiose: Treinamento dos profissionais da saúde a nível nacional e distrital sobre DTNs da pele

A escabiose ocorre em todo o mundo. Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo já foram afetadas em algum momento. A doença é endêmica em muitos países tropicais com poucos recursos, com uma prevalência média estimada de 5 a 10% em crianças. É especialmente comum em comunidades onde coexistem superlotação e pobreza e onde o acesso ao tratamento é limitado.

Este curso aborda a epidemiologia da escabiose e suas características clínicas, diagnóstico, tratamento, impacto socioeconômico e intervenções de saúde pública.

Fonte : WHO/Aya Yajima

Self-paced
Language: Português
Scabies

Course information

Este curso também se encontra disponível nos seguintes idiomas:

English - français - Русский - Español - العربية - català - አማርኛ

A escabiose pode ser diagnosticada ou altamente suspeita em nível periférico de saúde. Há tratamento eficaz para indivíduos afetados, desde as pessoas com contato mais íntimo com o paciente até as comunidades, com administração em massa de medicamento.

O objetivo do curso é informar sobre a escabiose para aumentar o conhecimento e as habilidades de profissionais da linha de frente da saúde no país no enfrentamento da doença.

Objetivos de aprendizado:

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de:

  • Descrever a epidemiologia da escabiose;
  • Descrever os aspectos clínicos;
  • Explicar como o diagnóstico é feito;
  • Explicar como tratar a escabiose;
  • Descrever o impacto socioeconômico, e
  • Descrever as intervenções de saúde pública.

Duração do curso: Aproximadamente uma hora.

Certificados: Um Certificado de Realização estará disponível para os participantes que obtiverem pelo menos 80% de pontuação na avaliação final. Os participantes que receberem um Registro de Realização também poderão baixar um Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber como.

Course contents

  • Módulo 1: Introdução:

    Este módulo introdutório apresenta uma visão geral sobre as doenças tropicais negligenciadas (DTNs), DTNs da pele, e escabiose.
  • Módulo 2: Epidemiologia da escabiose:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: esclarecer o que é o agente etiológico e como é transmitido; fundamentar os fatores de risco associados à escabiose; definir a distribuição geográfica da escabiose e sua prevalência; explicar a distribuição por sexo e idade.
  • Módulo 3: Características clínicas:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: indicar a localização topográfica da escabiose em crianças e adultos; explicar as diferenças entre a escabiose comum e a escabiose crostosa; e descrever as potenciais complicações da escabiose.
  • Módulo 4: Diagnóstico e tratamento:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: utilizar critérios estabelecidos para diagnosticar a escabiose; descrever a função da microscopia e da dermatoscopia no diagnóstico da escabiose; listar as condições a serem excluídas no diagnóstico diferencial; explicar as opções de tratamento disponíveis; explicar as contraindicações e os possíveis efeitos colaterais de cada tratamento.
  • Módulo 5: Questões de saúde pública:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: indicar os impactos psicológicos e socioeconômicos da escabiose; listar as variáveis mínimas a serem verificadas; e indicar as intervenções de saúde pública para o controle da escabiose.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.