Noma: formação de profissionais de saúde a nível nacional e distrital em doenças tropicais negligenciadas da pele

O noma (cancrum oris) é uma doença gangrenosa grave da boca e da face, afectando principalmente crianças entre os dois e os seis anos na África subsariana.

Apesar das consideráveis lacunas de conhecimento, existem relatos que está ligada a malnutrição, má higiene oral, imunossupressão e vivência em situações de pobreza extrema.

Este curso aborda considerações sobre epidemiologia, patogénese, características clínicas, diagnóstico, tratamento e saúde pública, incluindo a perspectiva dos direitos humanos no que diz respeito ao noma.

Photo credits: Hilfsaktion noma e.V: https://www.afro.who.int/publications/information-brochure-early-detection-and-management-noma

Self-paced
Language: Português
Noma

Course information

Este curso encontra-se disponível nos seguintes idiomas:

English - Français - Hausa - हिन्दी, हिंदी

Resumo: O noma é uma doença gangrenosa progressiva, invasiva e debilitante da região orofacial, que afecta as populações mais vulneráveis e marginalizadas em todo o mundo, principalmente na África subsariana, e também, em alguns casos, na Ásia e na América Latina. A estimativa rigorosa do fardo do noma é desafiante devido à sua rápida progressão, com uma mortalidade elevada estimada em 70-90% em contextos sem qualquer tratamento, com sistemas de saúde frágeis e uma fraca vigilância da doença, assim como uma falta de sensibilização da doença por parte dos profissionais de saúde e da população em geral. Apesar de consideráveis lacunas de conhecimento, existem indicações que o noma está associado a situações de malnutrição, má higiene oral, imunossupressão e pobreza extrema, muitas das quais são visadas pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Embora os antibióticos de largo espectro normalmente disponíveis possam ser utilizados para tratar os estádios iniciais e reversíveis do noma, quando a doença progride, a taxa de mortalidade é elevada e as sequelas são numerosas, incluindo dificuldade em comer, beber e falar, desfiguração e estigmatização social.

A finalidade do curso é fornecer informações sobre o noma e aumentar os conhecimentos e competências dos profissionais de saúde a nível nacional e da linha da frente, com vista a ajudá-los a prevenir, identificar e tratar esta doença.

Duração do curso: Aproximadamente uma hora.

Certificados: Um certificado de conclusão será atribuido aos participantes que consigam perfazer pelo menos 80% do total de pontos em todos os quizzes. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.

Traduzido para o português de OpenWHO: Noma: training of health workers at national and district levels on skin-NTDs, 2022. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

What you'll learn

  • compreender a epidemiologia e a patogénese do noma;
  • descrever os aspectos clínicos;
  • entender como é feito o diagnóstico;
  • explicar como tratar o noma;
  • compreender o impacto socioeconómico, incluindo a perspectiva dos direitos humanos, e descrever as intervenções de saúde pública adequadas.

Course contents

  • Módulo 1: Introdução e relação com as doenças tropicais negligenciadas (DTN):

    No final deste módulo serão capazes de compreender o noma e a correlação entre o noma e as DTN.
  • Módulo 2: Epidemiologia e patogénese do noma:

    No final deste módulo serão capazes de descrever o fardo da doença e a distribuição geográfica do noma; compreender a distribuição etária; os factores de risco associados ao noma e a patogénese da doença.
  • Módulo 3: Características clínicas e diagnóstico:

    No final deste módulo será possível fazer um diagnóstico clínico de noma nos seus diferentes estádios; enumerar as condições a excluir no diagnóstico diferencial e descrever as potenciais complicações e sequelas do noma.
  • Módulo 4: Tratamento:

    No final deste módulo serão capazes de compreender as opções de tratamento e intervenção disponíveis para cada estádio; compreender os cuidados subsequentes e a reabilitação dos sobreviventes do noma.
  • Módulo 5: Considerações sobre saúde pública e direitos humanos:

    No final deste módulo serão capazes de explicar as questões socioeconómicas, incluindo as questões dos direitos humanos e o impacto psicológico do noma, e explicar as intervenções de saúde pública para prevenir e controlar a doença.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.