Está utilizando una versión antigua del navegador que no es totalmente compatible con OpenWHO. Puede que no pueda usar funciones esenciales como la entrega de cuestionarios. Por favor, actualice su navegador a la última versión antes de continuar (recomendamos Mozilla Firefox o Google Chrome).

O noma (cancrum oris) é uma doença gangrenosa grave da boca e da face, afectando principalmente crianças entre os dois e os seis anos na África subsariana.
Apesar das consideráveis lacunas de conhecimento, existem relatos que está ligada a malnutrição, má higiene oral, imunossupressão e vivência em situações de pobreza extrema.
Este curso aborda considerações sobre epidemiologia, patogénese, características clínicas, diagnóstico, tratamento e saúde pública, incluindo a perspectiva dos direitos humanos no que diz respeito ao noma.
Photo credits: Hilfsaktion noma e.V: https://www.afro.who.int/publications/information-brochure-early-detection-and-management-noma
Este curso encontra-se disponível nos seguintes idiomas:
English - Français - Hausa - हिन्दी, हिंदी
Resumo: O noma é uma doença gangrenosa progressiva, invasiva e debilitante da região orofacial, que afecta as populações mais vulneráveis e marginalizadas em todo o mundo, principalmente na África subsariana, e também, em alguns casos, na Ásia e na América Latina. A estimativa rigorosa do fardo do noma é desafiante devido à sua rápida progressão, com uma mortalidade elevada estimada em 70-90% em contextos sem qualquer tratamento, com sistemas de saúde frágeis e uma fraca vigilância da doença, assim como uma falta de sensibilização da doença por parte dos profissionais de saúde e da população em geral. Apesar de consideráveis lacunas de conhecimento, existem indicações que o noma está associado a situações de malnutrição, má higiene oral, imunossupressão e pobreza extrema, muitas das quais são visadas pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Embora os antibióticos de largo espectro normalmente disponíveis possam ser utilizados para tratar os estádios iniciais e reversíveis do noma, quando a doença progride, a taxa de mortalidade é elevada e as sequelas são numerosas, incluindo dificuldade em comer, beber e falar, desfiguração e estigmatização social.
A finalidade do curso é fornecer informações sobre o noma e aumentar os conhecimentos e competências dos profissionais de saúde a nível nacional e da linha da frente, com vista a ajudá-los a prevenir, identificar e tratar esta doença.
Duração do curso: Aproximadamente uma hora.
Certificados: Um certificado de conclusão será atribuido aos participantes que consigam perfazer pelo menos 80% do total de pontos em todos os quizzes. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.
Traduzido para o português de OpenWHO: Noma: training of health workers at national and district levels on skin-NTDs, 2022. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.