Bem-vindos aos cursos de formação online do AFRO Orientações Técnicas em Vigilância e Resposta Integrada de Doenças (VIDR).

Os objetivos do Pacote de Formação são contribuir para a implementação da Estratégia VIDR 2020 - 2030 da AFRO e permitir que os participantes adquiram conhecimentos apropriados para usar dados para detetar e responder às doenças, condições e ocorrências prioritárias de saúde pública, e assim, reduzir o fardo de doenças, mortes e incapacidades nas comunidades.

As Orientações Técnicas VIDR - 3ª Edição descrevem explicitamente o que é necessário para ser estabelecido a cada nível do sistema de saúde no AFRO, de modo a detetar e responder às doenças, condições e ocorrências de saúde pública que são responsáveis por muitas doenças, mortes e incapacidades evitáveis nas comunidades locais. As orientações recomendam limiares para ação em doenças, condições e ocorrências prioritárias de saúde pública.

Self-paced
Language: Português
Not disease specific

Course information

Este curso está disponível nos seguintes idiomas:

English - français

O Pacote de Formação online completo irá consistir em 5 cursos em Inglês, Francês e Português e estará disponível no início de 2022.

Orientações para o público alvo da região Africana da OMS: Que curso da VIDR devo fazer?

Visão geral do Curso 2: O Curso 2 descreve e fornece orientações em como identificar as doenças, condições e ocorrências prioritárias de saúde pública utilizando definições de caso padrão (sistemas de Vigilância baseada em Indicadores (VBI) e Vigilância baseada em Ocorrências (VBO). Dá métodos passo a passo em como usar o sistema VBO para deteção de alertas, triagem e verificação para detetar ocorrências de saúde pública. O curso fornece ainda uma descrição dos procedimentos que precisam ser seguidos ao planejar melhorias das atividades de vigilância e resposta em sua área de captação e enfatiza o papel do laboratório na vigilância e resposta. O Curso 2 também descreve os procedimentos e ferramentas para relatar as doenças, condições e ocorrências prioritárias por todos os níveis dos sistemas de saúde dentro dos prazos exigidos e explica como receber dados de vigilância e analisa-os por tempo, local e pessoa utilizando métodos eletrónicos ou manuais. Além disso, o curso descreve os passos para a interpretação de dados e como usar os dados para a tomada de decisões na forma de ações de saúde pública.

A informação desse curso pode ser aplicada nos níveis nacional, distrital, de estabelecimentos de saúde e de comunidade.

O Curso 2 foi desenvolvido para garantir a implementação de sucesso da Estratégia VIDR 2020 - 2030 e das Orientações Técnicas da VIDR 3ª Edição 2019: Livretes Um, Dois, Três, Quatro, Cinco e Seis, including doença do coronavírus 2019 (COVID‑19).

Um Guia do Participantes para o Curso 2 está disponível aqui. Nos Guias de Participante estão contidos o conteúdo do curso e atividades de aprendizagem e são fornecidos para fins de referência durante a formação online e para estudo adicional offline

Sugerimos que descarregue as Orientações Técnicas 3ª Edição e o Guia dos Participantes antes de iniciar o curso.

O Curso 2 consiste em 3 módulos:

Módulo 1: Identificar e registar casos de doenças, condições e ocorrências prioritárias
Parte 1: Princípios da Vigilância Baseada em Indicadores
Parte 2: Aplicação da Vigilância Baseada em Ocorrências

Módulo 2: Reportar doenças, condições e ocorrências prioritárias
Parte 1: Procedimentos para relatórios
Parte 2: Medidas para melhorar relatórios

Módulo 3: Análise e interpretação de dados:
Parte 1: Recolher e organizar dados
Parte 2: Análises por tempo
Parte 3: Análises por Local e Pessoa

Objetivos de aprendizagem: No final do Curso 2, os participantes deverão ser capazes de descrever e compreender:

  • Como usar definições de caso padrão (Vigilância Baseada em Indicador) e o sistema de Vigilância Baseada em Ocorrência para detectar doenças, condições e ocorrências prioritárias do sistema de saúde.
  • Os procedimentos necessários para planear a melhoria nas atividades de vigilância e respostas em todos os níveis do sistema de saúde e demonstrar o uso do laboratório para confirmar as doenças prioritárias.
  • Os procedimentos e ferramentas para relatar as doenças, condições e ocorrências prioritárias por todos os níveis dos sistemas de saúde.
  • Os procedimentos e ferramentas para colheita, análise e interpretação de dados.
  • Como usar os dados para a tomada de decisões na forma de ações de saúde pública.

Duração do curso: 3,5 horas

Certificados:

  • A Confirmação de Participação será emitida aos participantes que tiverem completado 100% do material de aprendizagem do Curso 2.

  • Um Certificado de Conclusão será concedido aos participantes que obtiverem pelo menos 80% do número máximo de pontos dos questionários do Curso 2. Os participantes terão um número ilimitado de tentativas para os questionários a fim de atingirem a percentagem mínima de 80%.

  • Os participantes que receberem um Registro de Realização também poderão baixar um Distintivo Digital para este curso. Clique aquí para saber como.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.
  • Gain a Confirmation of Participation by completing at least 100% of the course material.