Envolver o setor privado para fornecer ferramentas para a COVID-19 e alcançar a Saúde para Todos

Durante emergências de saúde, os governos precisam mobilizar todos os recursos – públicos e privados – para acelerar a implementação dos esforços de resposta nacional. Ao mesmo tempo, eles precisam garantir que as ações do setor privado de saúde estejam alinhadas aos princípios centrais da Cobertura Universal de Saúde (CUS) e sejam direcionadas para a realização das metas nacionais de saúde. Este curso define os principais conceitos e apresenta uma gama de ferramentas e abordagens comprovadas para permitir que os Ministérios da Saúde alinhem as atividades do setor privado e aproveitem a capacidade do setor privado para atingir as principais metas políticas, garantindo o acesso equitativo às ferramentas para COVID-19 e, ao mesmo tempo, fazendo avançar a Saúde para Todos.

Créditos da foto: D. Wegewijs

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso encontra-se disponível nos seguintes idiomas:

English - Français - Español - العربية - فارسي - Русский

Resumo: O curso se concentra na necessidade urgente de envolver o setor privado de saúde para garantir a entrega eficiente e equitativa de diagnósticos, terapias e vacinas necessárias em nível de país para enfrentar eficazmente a pandemia de COVID-19. Ele foi cuidadosamente projetado para capacitar os ministérios da saúde com as habilidades e ferramentas para a colaboração eficaz e para a formação de parcerias com o setor privado de saúde. Ele foi projetado para apoiar a resposta dos países à COVID19 e será igualmente relevante no que diz respeito ao envolvimento do setor privado em todos os objetivos de saúde necessários para garantir o alcance da Saúde para Todos.

O público-alvo deste curso inclui o Ministério da Saúde, formuladores de políticas e gerentes de programas da OMS em nível regional e nacional, além de profissionais e pesquisadores de saúde globais que apoiam os esforços relacionados à COVID-19 (e outros objetivos de saúde além da COVID-19) nos países.

Para qualquer questão relacionada com o conteúdo deste curso, por favor contacte a equipa através do seguinte link: https://ccpsh.org/support-desk

Duração do curso: Aproximadamente 2 horas.

Certificados: Um certificado de conclusão será atribuido aos participantes que consigam perfazer pelo menos 80% do total de pontos em todos os quizzes. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.

Observe que a conclusão do curso de treinamento também concederá uma certificação da Associação Americana de Educação Continuada Médica, para um total de 18 horas de crédito.

Traduzido para o português de OpenWHO: Engaging the private sector to deliver COVID-19 tools and achieve Health for All, 2022. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

What you'll learn

  • Identificar a escala do setor privado de saúde em seu país e os elementos mais relevantes para o fornecimento de ferramentas para a COVID19.
  • Mapear e definir os atores do setor privado que são relevantes para um problema de saúde específico.
  • Compreender os principais conceitos relacionados ao setor de saúde privado e os comportamentos de governança necessários para a administração eficaz de sistemas de saúde "mistos".
  • Explicar os desafios, benefícios e riscos críticos do PSS, e como otimizar o engajamento para atingir as metas políticas.
  • Definir a gama de ferramentas utilizadas para moldar o escopo, atividades e comportamentos do setor privado de saúde em alinhamento com os objetivos políticos, compreender os contextos nos quais eles funcionam melhor, e seus mecanismos de efeito.

Course contents

  • Módulo 1: O que é o setor privado da saúde, e por que isso importa? :

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: descrever o setor privado de saúde, compreender sua amplitude e escopo e explicar sua relevância para as políticas nacionais de saúde.
  • Módulo 2: Por que os formuladores de políticas precisam envolver o setor privado de saúde?:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: explicar os benefícios para os formuladores de políticas de engajar o setor de saúde privado, descrever como os governos podem alavancar o setor privado e entender como diferentes estratégias podem ser perseguidas para atingir os objetivos de saúde definidos nacionalmente.
  • Módulo 3: Quais são os principais comportamentos para a governança de um sistema de saúde misto?:

    Neste módulo, você aprenderá sobre os seis principais comportamentos de governança que permitem ao setor privado de saúde contribuir efetivamente para objetivos importantes da política de saúde, incluindo o combate à COVID-19 e o esforço para alcançar a Saúde para Todos.
  • Módulo 4: O que é o diálogo público/privado e suas melhores práticas?:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: definir como é o DPP em um ambiente de política de saúde, explicar os desafios, benefícios e riscos do processo e compreender as boas práticas que tornam o DPP eficaz.
  • Módulo 5: Como facilitar um processo eficaz de diálogo entre os setores público e privado?:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: saber como implementar um processo de DPP baseado em um processo comprovado de seis passos, aprender dicas de implementação baseadas na experiência de campo e compreender as habilidades e competências necessárias para facilitar um processo de diálogo bem sucedido.
  • Módulo 6: Como contratar o setor privado durante uma emergência?:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: explicar o que é contratação na área da saúde, compreender os desafios e riscos da contratação durante uma emergência e aprender como estes podem ser prevenidos ou mitigados na prática.
  • Módulo 7: Como analisar o setor privado para identificar grupos privados relevantes para implantar as vacinas para COVID19?:

    Ao final deste módulo, você deverá ser capaz de: descrever o propósito de um exercício de análise, projetar um exercício de análise, e implementar um exercício de análise.
  • Módulo 8: Como empregar as ferramentas dos governos para utilizar o setor privado na prestação de serviços para a COVID19?:

    Neste módulo, você aprenderá como ferramentas políticas específicas podem ser, e são, utilizadas para criar restrições e incentivos para o setor privado de saúde operar de acordo com os principais objetivos da política de saúde, incluindo o combate à COVID-19 e a construção rumo à Saúde para Todos.
  • Módulo 9: Como os governos têm engajado o setor privado para fornecer ferramentas para a COVID19? Lições da Região do Mediterrâneo Oriental:

    Neste módulo, daremos um exemplo prático de como algumas das ferramentas discutidas podem abordar muitos dos desafios enfrentados pelos países de baixa e média renda no engajamento do setor privado. Através da apresentação de exemplos do Mediterrâneo Oriental – a região da OMS com maior utilização de serviços do setor privado – você poderá ver como as ferramentas podem ser relevantes para diferentes sistemas de saúde.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 532

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.