Gestão clínica de pacientes com COVID-19: Abordagem inicial ao paciente com doença aguda

Este curso da série Gestão Clínica de Pacientes com COVID-19 é dedicado à Abordagem inicial ao paciente com doença aguda.  Os tópicos revistos incluem o rastreio e a triagem, incluindo uma palestra sobre a ferramenta de triagem interagências; a lista de controlo de emergência médica da OMS; e a designação da área de reanimação. Uma abordagem sistemática ao paciente com doença aguda é ensinada com a série Cuidados Básicos de Emergência: a abordagem ABCDE, abordagem à dificuldade respiratória, abordagem ao choque e a abordagem ao estado mental alterado. O objetivo desses módulos é preparar e apoiar os profissionais de saúde quando prestam cuidados de emergência a pacientes gravemente doentes.

Estes materiais foram lançados em 05/05/2021. Como as evidências científicas e as orientações técnicas sobre o COVID-19 estão em constante evolução, os materiais deste curso estão desatualizados. Este curso está em revisão. Enquanto isso, consulte https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 para obter as atualizações mais recentes. Photo credits: WHO/Yikun Wang

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - Soomaaliga - Español -Russian

Visão Geral: O curso da série sobre a Gestão Clínica de Pacientes com COVID-19 foi desenvolvido para profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19. A série fornece conhecimentos cruciais necessários para prestar cuidados de qualidade seguros e eficazes aos pacientes. As apresentações abordam todos os aspectos da gestão clínica, incluindo a preparação de instalações e a planificação dos surtos; a prevenção e o controlo das infecções dos profissionais de saúde; a transferência e entrega; a gestão clínica de pacientes leves, moderados e gravemente doentes com a COVID-19; as considerações especiais para pacientes geriátricos, grávidas e pediátricos com a COVID-19; a reabilitação; e a ética e os cuidados paliativos.

A série de cursos inclui palestras em vídeo e apresentações para descarregar que foram atualizadas com as orientações e provas mais recentes. Cada módulo contém entre 5 a 10 palestras, e cada palestra inclui um questionário para avaliar a aquisição de conhecimento.

Caso estiver interessado em descobrir mais sobre os outros aspetos da gestão clínica de pacientes com COVID-19, consulte os módulos restantes desta série de cursos:

Objetivos de aprendizagem: No final do curso, os participantes deverão estar em condições de:

  • explicar o programa de cuidados da COVID-19, incluindo o rastreio, o isolamento, a triagem baseada na acuidade e a alta do paciente ao programa;
  • explicar o papel da triagem baseada na acuidade;
  • descrever a ferramenta integrada de rotinas de triagem entre agências e a sua aplicação para a triagem pediátrica e de adultos;
  • descrever elementos-chave na designação de uma área de ressuscitação numa unidade de emergência;
  • utilizar a lista de verificação da OMS para emergências médicas na gestão de um paciente gravemente doente;
  • relacionar os componentes da abordagem sistemática ABCDE ao paciente gravemente doente;
  • listar os componentes do historial SAMPLE;
  • explicar a estrutura, a organização e a aplicação da abordagem sistemática ABCDE para o paciente gravemente doente;
  • identificar as principais causas, sinais e sintomas, bem como a gestão para: obstrução aguda das vias aéreas, dificuldade respiratória, baixa perfusão, choque e estado mental alterado; e
  • discutir considerações especiais e diferenças na gestão para o paciente pediátrico gravemente doente que apresente: obstrução aguda das vias aéreas, dificuldade respiratória, baixa perfusão e estado mental alterado.

Duração do curso: O curso levará aproximadamente 6 horas para ser concluído.

Certificados: Aos participantes que obtiverem pelo menos 80% do total de pontos disponível em todos os testes, será disponibilizado um Certificado de Conclusão. Fica igualmente disponível um Certificado de Confirmação de Participação para os participantes que completem pelo menos 80% do material do curso. Podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Traduzido para o português de OpenWHO: Clinical management of patients with COVID-19: Initial approach to the acutely ill patient, 2021. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica. Esta tradução não foi conferida pela OMS. Este recurso destina-se apenas como apoio para aprendizagem

Course contents

  • Módulo 1: Rastreio e triagem:

    Objetivos do módulo: explicar o percurso de cuidados para a COVID-19; descrever o rastreio, o isolamento e a triagem baseada em acuidade tal como delineado no percurso de cuidados para a COVID-19, e identificar mecanismos pelos quais um paciente pode ter alta do percurso de cuidados para a COVID-19.
  • Módulo 2: A ferramenta integrada de triagem inter-agências:

    Objetivos do módulo: descrever processos de triagem; relacionar os objetivos dos processos de triagem; identificar os objetivos de gestão e a urgência para pacientes triados como Vermelho, Amarelo ou Verde; aplicar a ferramenta integrada de rotina de triagem entre agências para casos adultos; aplicar a ferramenta integrada de rotina de triagem entre agências para casos pediátricos.
  • Módulo 3: Designação da área de ressuscitação:

    Objetivos do módulo: explicar a justificação para um espaço de ressuscitação claramente designado; identificar quatro características importantes para um espaço de ressuscitação funcional; listar os principais recursos materiais presentes num espaço de ressuscitação; descrever a chegada, a triagem e o processo de ressuscitação para um paciente triado como Vermelho; e identificar os passos que devem ser dados antes de os prestadores de cuidados saírem da área de ressuscitação.
  • Módulo 4: A lista de verificação de emergência médica da OMS:

    Objetivos do módulo: descrever a lista de verificação de emergência médica, e identificar as maneiras pelas quais ela corrobora o parecer clínico; delinear as fases principais na implementação da lista de verificação; descrever os dois pontos de pausa da lista de verificação, incluindo a fundamentação e o momento apropriado de cada um.
  • Módulo 5: A abordagem ABCDE ao paciente gravemente doente:

    Objetivos do módulo: relacionar os componentes da abordagem sistemática ABCDE ao paciente gravemente doente; listar os elementos de um histórico de AMOSTRA; explicar a importância de utilizar a abordagem sistemática ABCDE para todos os pacientes com doença aguda, independentemente de seu estado de COVID-19; descrever as principais diferenças no paciente pediátrico com doença grave, incluindo sinais de perigo e intervenções apropriadas.
  • Módulo 6: Abordagem ao paciente com dificuldade respiratória:

    Objetivos do módulo: realizar a abordagem sistemática ABCDE para o paciente com dificuldade respiratória; obter um histórico de AMOSTRA direcionado para o paciente com dificuldade em respirar; listar as causas comuns de dificuldade respiratória; descrever habilidades críticas a serem desempenhadas para o paciente com dificuldade em respirar.
  • Módulo 7: Abordagem ao paciente com choque:

    Objetivos do módulo: realizar a abordagem sistemática ABCDE para pacientes com choque; obter um histórico de AMOSTRA direcionado a pacientes com choque; listar as causas comuns de choque; descrever habilidades críticas a serem executadas para o paciente com choque; explicar como monitorizar pacientes recebendo fluidos intravenosos para choque e por que a monitorização é extremamente importante.
  • Módulo 8: Abordagem ao paciente com estado mental alterado:

    Objetivos do módulo: realizar a abordagem sistemática ABCDE para o paciente com estado mental alterado; obter um histórico de AMOSTRA direcionado para um paciente com estado mental alterado; listar as possíveis causas do estado mental alterado; descrever habilidades críticas a serem realizadas para o paciente com estado mental alterado.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.
  • Gain a Confirmation of Participation by completing at least 80% of the course material.