Gestão e facilitação de uma análise intra-ação (IAR) da COVID-19 a nível de país

À medida que a pandemia da COVID-19 se torna cada vez mais prolongada, a OMS desenvolveu Orientações para a realização de uma análise intra-ação (IAR) da COVID-19 a nível de país e dez ferramentas de acompanhamento para que os países realizem análises periódicas de sua resposta durante esta emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC). Uma IAR da COVID-19 em nível de país é um processo facilitado orientado a nível de país que permite que as partes interessadas da resposta contínua à COVID-19 analisem as capacidades funcionais dos sistemas de saúde pública e de resposta à emergências em níveis nacionais ou subnacionais para identificar as melhores práticas, falhas e lições aprendidas e propor medidas corretivas e ações para remediação imediata ou melhoria sustentada da resposta ao surto da COVID-19. O curso é composto por quatro módulos, testes após cada módulo e uma avaliação final.

Aviso: Desde o lançamento deste curso online, a OMS publicou uma adenda às "Orientações para a realização de uma análise intra-ação (IAR) da COVID-19 a nível de país", que fornece orientações e suplementos adicionais mas não substitui a orientação. Note também que as ferramentas de acompanhamento também foram actualizadas e revistas em conformidade. Por favor consulte a página web da IAR para obter os materiais mais actualizados e os pilares de resposta de saúde pública propostos para consideração dos países durante uma IAR.

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - Русский - Español - Français - العربية

Visão geral: A análise intra-ação (IAR) da COVID-19 a nível de país é um processo facilitado que reúne socorristas para COVID-19 de vários setores para compartilhamento de experiências e aprendizado coletivo, e foi modelado após a metodologia de Análises Pós-Ação da OMS (AAR). Este curso fornece uma introdução geral à gestão e facilitação de uma IAR durante a pandemia da COVID-19 através de apresentações, testes e uma avaliação no final do curso para testar os conhecimentos aprendidos. É apropriado para quaisquer indivíduos ou entidades envolvidas na preparação e resposta ao surto da COVID-19 em níveis nacionais ou subnacionais, incluindo, entre outros, funcionários públicos, funcionários da OMS, profissionais da saúde pública, comunidades e parceiros.

Objetivos de aprendizagem: No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Explicar o contexto e o objetivo de uma IAR da COVID-19 a nível de país.
  • Descrever o fluxo geral do processo da IAR da COVID-19 a nível de país;

  • Descrever os recursos disponíveis para a realização de uma IAR, quando usá-los e onde encontrá-los;

  • Distinguir as funções e responsabilidades do coordenador principal da IAR, facilitadores, moderador, anotadores e relatores, suporte de TI e participantes no processo na IAR e descrever as técnicas de facilitação participativa e dicas para facilitação on-line.

Duração do curso: Aproximadamente 2 horas.

Certificados: Um Certificado de Aprovação estará disponível para os participantes que pontuarem pelo menos 80% na avaliação final. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Course contents

  • Visão geral do curso: Gestão e facilitação de uma analise intra-ação (IAR) da COVID-19 a nivel de país:

    No final desse módulo, você deverá ser capaz de explicar o contexto e o objetivo de uma IAR da COVID-19 a nível de país.
  • Módulo 1: IAR da COVID-19 a nível país — contexto e objetivo:

    No final desse módulo, você deverá ser capaz de explicar o contexto e o objetivo de uma IAR da COVID-19 a nível de país.
  • Módulo 2: Visão geral da metodologia da IAR da COVID-19 a nível país e as etapas para a realização de uma IAR:

    No final desse módulo, você deverá ser capaz de: Descrever o fluxo geral do processo da IAR da COVID-19 a nível de país.
  • Módulo 3: Recursos disponíveis para planejamento, condução e acompanhamento de uma IAR :

    No final desse módulo, você deverá ser capaz de: Descrever os recursos disponíveis para a realização de uma IAR, quando usá-los e onde encontrá-los.
  • Módulo 4: Papéis fundamentais nas dicas de facilitação da IAR e configuração on-line :

    No final desse módulo, você deverá ser capaz de: Distinguir as funções e responsabilidades do coordenador principal da IAR, facilitadores, moderador, anotadores e relatores, suporte de TI e participantes no processo na IAR e descrever as técnicas de facilitação participativa e dicas para facilitação on-line.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.