Cromoblastomicose: um treinamento para profissionais de saúde a nível nacional e distrital

Em 2017, a OMS adicionou a cromoblastomicose (também chamada de cromomicose) à lista de doenças tropicais negligenciadas. A cromoblastomicose é uma infecção fúngica crônica e progressiva da pele e do tecido subcutâneo. É causada por fungos demáceos que vivem no solo e na matéria vegetal e afeta principalmente pessoas que vivem em regiões tropicais e subtropicais. O principal mecanismo de infecção é por inoculação traumática (por exemplo, durante o trabalho agrícola). O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais, uma vez que a doença pode progredir e envolver fibrose tecidual e linfedema grave, levando ao estigma e à incapacidade. Os métodos de prevenção, incluindo o uso de roupas e sapatos de proteção, têm potencial para reduzir infecções.

Este curso tem como objetivo fornecer informações básicas para que os profissionais de saúde da linha de frente reconheçam e tratem a cromoblastomicose. O curso também apresentará notas de campo para demonstrar como esta doença fúngica é tratada em diferentes partes do mundo.

Crédito da foto: OMS / A. Tao

Self-paced
Language: Português
NTD

Course information

Este curso também está disponível nas seguintes línguas:

English

Visão geral do curso: A cromoblastomicose, uma micose de implantação (doença fúngica), é uma infecção crônica da pele e do tecido subcutâneo. Normalmente afeta pessoas imunocompetentes em áreas tropicais e subtropicais, causando estigma e incapacidade substanciais. Doenças associadas a viagens podem ocorrer em todo o mundo.

O objetivo do curso é fornecer informações sobre epidemiologia, apresentação clínica, diagnóstico e tratamento da cromoblastomicose. Este curso foi projetado para aumentar o conhecimento e as competências dos gestores de programas nacionais e dos profissionais de saúde da linha da frente para enfrentar esta doença. O curso também fornece notas de campo de vários países para destacar abordagens bem-sucedidas para o tratamento da cromoblastomicose em diferentes regiões.

Duração do curso: Aproximadamente uma hora.

Certificados: Um Certificado de Realização estará disponível para os participantes que obtiverem pontuação de pelo menos 80% na avaliação final. Os participantes que receberem um Certificado de Conquista também poderão baixar um Open Badge para este curso. Clique aqui para saber como.

What you'll learn

  • Descrever a distribuição geográfica da cromoblastomicose
  • Identificar apresentações clínicas comuns de cromoblastomicose
  • Explicar diferentes técnicas laboratoriais para identificar fungos que causam cromoblastomicose
  • Descrever o tratamento e as intervenções não farmacológicas para a cromoblastomicose
  • Identificar o impacto que o estigma tem no bem-estar social dos pacientes com cromoblastomicose
  • Explicar como diferentes países abordam a cromoblastomicose nas suas regiões

Course contents

  • Módulo 1: Bem-vindo ao curso - Introdução às DTNs, DTNs cutâneas e cromoblastomicose:

    Ao final deste módulo, você irá: descrever a estrutura do curso e o âmbito de cada módulo. Este módulo introdutório dá uma visão geral das doenças tropicais negligenciadas (DTN), das DTN cutâneas e da cromoblastomicose. Ao final do módulo, você irá: explicar informações gerais relacionadas às DTNs, DTNs da pele e uma visão histórica da cromoblastomicose.
  • Módulo 2: Epidemiologia e apresentação clínica:

    Ao final do módulo, você descreverá a distribuição, impacto, organismos causadores, fatores de risco e transmissão da cromoblastomicose. Também descreverá as características clínicas para orientar o diagnóstico, locais do corpo afetados e diagnósticos diferenciais comuns
  • Módulo 3: Diagnóstico laboratorial; Manejo e Tratamento; Estigmatização e impacto socioeconômico:

    Ao final deste módulo, você: descreverá diferentes testes laboratoriais, achados histopatológicos comuns e métodos de coleta de amostras; descreverá o tratamento a ser administrado aos pacientes, dosagens, efeitos colaterais, quando a cirurgia pode ser indicada, cuidados com feridas, outras terapias não farmacológicas e como identificar quando interromper o tratamento; identificará o impacto negativo que a cromoblastomicose pode ter sobre os pacientes e suas famílias, o custo do tratamento de longo prazo, a incapacidade e o estigma associado à doença fúngica.
  • Módulo 4: Notas de campo do Brasil, China e Madagascar:

    Ao final deste módulo, você identificará como os profissionais de saúde no Brasil, Madagascar e China controlam e manejam a cromoblastomicose em seus respectivos países.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.