Curso de formação em saúde oral para agentes comunitários de saúde em África

Este curso introductivo visa reforçar a capacidade dos agentes comunitários de saúde em termos da promoção da saúde oral e da prevenção e controlo de doenças orais, para dar resposta à procura não satisfeita por serviços de saúde oral e reforçar o sistema de saúde oral através de uma abordagem transversal (por exemplo, inclusão da saúde oral na área das doenças não transmissíveis) no contexto da cobertura universal de saúde (CUS).

Este curso será composto por um módulo de formação baseado em competências destinado aos agentes comunitários de saúde, em sintonia com as publicações “Promover a saúde oral em África” e “Tecnologias móveis para a saúde bucal: guia de implementação” e com o material de apoio didáctico para os formadores designados, que irão distribuir os módulos baseados em competências aos agentes comunitários de saúde.

Photo credits: WHO

Self-paced
Language: Português
Not disease specific

Course information

Este curso encontra-se disponível nos seguintes idiomas:

English - Français

Este curso é composto por cinco módulos destinados a agentes comunitários de saúde. Enquanto agente comunitário de saúde, pode frequentar estes módulos em regime de auto-aprendizagem, contudo recomendamos que o faça com um formador designado.

Se for um formador designado, reveja o módulo especial para formadores designados, para além dos módulos 1 a 5 destinados a agentes comunitários de saúde.

Este curso contém relatórios e recursos adicionais que pode explorar e utilizar, consoante o papel que desempenha na sua comunidade e conforme o caso.

Duração do curso: Aproximadamente 5 horas.

Certificados: Um certificado de aproveitamento será disponível para os participantes que completarem os cinco módulos destinados aos agentes comunitários de saúde e obtiverem uma pontuação igual ou superior a 80% em todos os questionários de avaliação. Os participants que receberem o certificado de conclusão podem também fazer o download do Distintivo Digital para este curso. Clique aqui para saber mais.

Traduzido para o português do curso Oral Health Training Course for Community Health Workers in Africa, 2023. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica. Esta é uma tradução não oficial da OMS destinada apenas para fins de aprendizagem

What you'll learn

  • Explicar, dando exemplos, o nexo entre saúde oral e a saúde e o bem-estar em geral ao longo da vida;
  • Descrever comportamentos individuais saudáveis e factores comunitários que promovem a saúde, em geral e a saúde oral, em particular;
  • Saber reconhecer se os dentes e os tecidos moles se encontram saudáveis no bebé, na criança, no adolescente assim como no adulto;
  • Esboçar os processos básicos inerentes às doenças e afecções buco-orais;
  • Explicar os factores de risco comuns das doenças da boca e das doenças não transmissíveis;
  • Rastrear e reconhecer os sinais e sintomas das doenças e afecções buco-orais mais frequentes;
  • Demonstrar quais as técnicas adequadas de higiene oral e como efectuar uma gestão básica das doenças orais;
  • Prestar aconselhamento nutricional e ver que tipo de alimentos e bebidas estão disponíveis no seio da comunidade;
  • Examinar o consumo de tabaco e de álcool e orientar as pessoas para recursos que as possam ajudar a reduzir o consumo/deixar de fumar ou beber;
  • Demonstrar os passos necessários para proceder ao encaminhamento de doentes para cuidados adicionais dentro do sistema de saúde;
  • Transmitir às crianças em idade escolar em contextos de grupo/salas de aula mensagens essenciais em termos de saúde oral;
  • Dar ao pessoal escolar apoio em matéria de promoção da saúde oral em meio escolar;
  • Colaborar com os líderes locais em campanhas de saúde e de literacia no âmbito da comunidade;
  • Indicar o que motiva a recolha de dados sobre saúde oral ao nível comunitário e a sua comunicação para o sistema nacional de saúde; e
  • Efectuar a recolha de dados de saúde oral ao nível comunitário para efeitos de monitorização e vigilância.

Course contents

  • Introdução

  • Módulo 1: Introdução à saúde oral:

    Este módulo centra-se na introdução e definição da saúde oral ao longo da vida e fornece uma perspectiva da relação entre a saúde oral e o bem-estar ao longo da vida. De igual modo, serve de introdução à anatomia básica da boca. É composto por seis partes.
  • Módulo 2: Introdução às doenças e afecções orais:

    Este módulo tem por objecto fazer uma introdução às doenças e afecções buco-orais que se manifestam mais frequentemente ao longo da vida. Debruça-se sobre os factores de risco, as doenças e as afecções da cavidade oral, as suas interacções com a saúde sistémica e patologias (nomeadamente a diabetes), bem como sobre rastreios orais. É composto por quatro partes.
  • Módulo 3: Promoção da saúde oral e prevenção e gestão das doenças orais:

    Este módulo fornece uma visão geral das práticas de higiene doméstica; dieta e nutrição; redução do consumo de tabaco e álcool; e a gestão e o encaminhamento de casos. É composto por cinco partes.
  • Módulo 4: Promoção da saúde oral no âmbito escolar e comunitário:

    O presente módulo dá uma panorâmica quanto à maneira de preparar uma campanha de saúde oral nas escolas e materiais de divulgação como cartazes, de fazer demonstrações sobre escovagem dos dentes na sala de aula, de colaborar com o pessoal escolar e os líderes comunitários no sentido de promover a saúde oral, de fomentar a literacia em saúde oral e a sensibilização em contextos comunitários e de levar a cabo campanhas junto das comunidades para reduzir a disponibilidade ou o consumo de produtos prejudiciais, como tabaco e álcool Consiste em três partes.
  • Módulo 5: Monitorização da saúde oral e recolha de dados ao nível comunitário:

    Este módulo examina aspectos relativos à recolha de dados e informação no que se refere à saúde oral e às doenças buco-orais. Consiste em três partes.
  • Módulo dos formadores designados:

    Este módulo foi concebido para ajudar os formadores designados a reforçar as capacidades dos agentes comunitários de saúde na promoção da saúde oral e na prevenção e controlo de doenças orais, como parte dos pacotes de serviços essenciais para as suas comunidades. É composto por cinco partes.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.