Teste de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2

Todo o pessoal que realiza os testes de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2 (Ag-RDT) precisa de saber como realizar o teste com segurança, garantir a qualidade do teste e interpretar os resultados. Este curso foi desenvolvido para fornecer conhecimento teórico sobre o teste Ag-RDT para o SARS-CoV-2 . A formação é composta por 10 módulos, que incluem apresentações gravadas e vídeos.

Atenção: Esses materiais foram lançados em 07/12/2021.

Photo credits: WHO / Blink Media / N.K. Acquah

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - Español - Русский - Казақ тілі - тоҷикӣ - العربية

Visão geral: Os testes de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2 (Ag-RDT) estão a ser utilizados globalmente para testar casos suspeitos de COVID-19 em contextos onde o diagnóstico por PCR pode não estar disponível, geralmente a nível subnacional. Este curso tem como objetivo fornecer aos utilizadores de testes Ag-RDT uma compreensão dos componentes teóricos e práticos dos testes de Ag-RDT SARS-CoV-2. Este não pretende abordar a implementação de testes Ag-RDT na rede de diagnóstico. Destina-se ao pessoal envolvido em testes a SARS-CoV-2, incluindo profissionais de saúde, profissionais de laboratório e oficiais de saúde pública.

Duração do curso: 2,5 horas.

Certificados: emitido um Certificado de Conclusão para os participantes que tiverem pelo menos 80% no teste. Os participantes que receberem um certificado de aprovação também podem baixar um distintivo digital para este curso. Clique aqui para mais informações.

Traduzido para o português de OpenWHO: SARS-CoV-2 antigen rapid diagnostic testing, 2021. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Oradores:

enter image description here

Dr. Belinda Herring,
Oficial Técnico de Laboratório,
Preparação e resposta a emergências,
Programa de Emergências de Saúde,
Escritório Regional da OMS para África (AFRO)

enter image description here

Dr. Céline Barnadas,
Oficial Técnico de Laboratório,
Reforço da preparação dos países, Programa de Emergências de Saúde,
Sede da Organização Mundial da Saúde

enter image description here

Dr. André Trollip,
Oficial Técnico Superior,
FIND, a aliança global para o diagnóstico

enter image description here

Mr. Francis Yesurajan Inbanathan,
Oficial Técnico de Laboratório,
Gestão de Riscos Infecciosos, Programa de Emergências de Saúde,
Gabinete Regional da OMS para o Sudeste Asiático (SEARO)

enter image description here

Ms. Devy M. Emperador
Equipa de Preparação para Pandemias,
Programa de Segurança Sanitária Global e Ameaças Emergentes,
FIND, a aliança global para o diagnóstico

O desenvolvimento deste curso foi apoiado em algumas partes pelo Ministério da Saúde Alemão (BMG) COVID-19, financiamento para pesquisa e desenvolvimento da OMS.

Em colaboração com FIND, a aliança global para diagnósticos.

enter image description here

What you'll learn

  • descrever o papel do teste de antigénio na resposta à COVID-19
  • explicar a importância de garantir a qualidade dos testes e como minimizar erros
  • descrever como recolher e analisar dados de teste de rotina para monitorizar o desempenho do teste
  • descrever como recolher amostras com segurança, realizar testes RTD AG do antigénio SARS-CoV-2 e interpretar os resultados.

Who this course is for

  • Utilizadores de testes rápido de antigénio para SARS-CoV-2

Course contents

  • Módulo 1: Introdução:

    Este módulo introdutório oferece uma visão geral do conteúdo e dos objetivos do curso.
  • Módulo 2: Visão geral do teste SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de explicar o papel do diagnóstico nos cuidados aos pacientes com COVID-19 e descrever os diferentes diagnósticos para a COVID-19 e onde estes podem ser usados.
  • Módulo 3: Estratégias dos testes SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de explicar as principais recomendações para a utilização do teste de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2; descrever os cenários em que os testes de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2 devem ser usados e descrever os cenários em que os testes de deteção rápida do antigénio SARS-CoV-2 nãodevem ser utilizados.
  • Módulo 4: Testes de qualidade usando TDR de Antigénio SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de descrever o que é o teste de qualidade e por que é tão importante, explicar os tipos de resultados imprecisos e as suas consequências e enumerar os erros comuns nas fases de pré-teste, teste e pós-teste e como os evitar.
  • Módulo 5: Segurança dos testes TDR do antigénio SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá saber que equipamento de proteção individual (EPI) é necessário e como o usar, explicar como preparar e usar desinfetantes e como realizar testes e eliminar os resíduos de forma segura.
  • Módulo 6: Recolha de amostra:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de descrever o equipamento de proteção individual (EPI) necessário para a recolha de amostra, explicar como preparar a sua área de trabalho/área de recolha de amostras; descrever quais são as amostras recomendadas para o teste SARS-CoV-2, descrever as precauções a serem tomadas ao recolher amostras para o teste SARS-CoV-2 e descrever como embalar as amostras para transporte.
  • Módulo 7: Preparação para testes: Consumíveis:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de enumerar e identificar todos os materiais necessários para o teste TDR-Ag do antigénio SARS-CoV-2, enumerar e identificar todos os componentes dos kits TDR-Ag do antigénio SARS-CoV-2, explicar os princípios de gestão de stock, explicar quando e como encomendar consumíveis, descrever como inspecionar a entrega de consumíveis antes da aceitação, explicar os princípios do modelo PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair) na gestão dos consumíveis TDR-Ag do antigénio SARS-CoV-2 e descrever como manter os kits e consumíveis em condições de armazenamento adequadas.
  • Módulo 8: Execução de TDR do Antigénio SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de descrever as etapas principais a serem seguidas para realizar os TDR do Antigénio SARS-CoV-2 e explicar como interpretar os resultados dos testes individuais.
  • Módulo 9: Utilização dos dados do TDR do SARS-CoV-2:

    No final deste módulo, deverá ser capaz de enumerar quais os documentos e registos que devem estar disponíveis no local de teste, descrever o conteúdo do livro de registo de TDR do antigénio SARS-CoV-2 e como usá-lo, descrever a finalidade dos indicadores de qualidade, enumerar os indicadores de qualidade a serem monitorizados para os TDR do antigénio SARS-CoV-2 e explicar como analisar os dados do TDR do antigénio SARS-CoV-2.
  • Módulo 10: Garantir resultados de qualidade:

    No final deste módulo, deverá capaz de: definir a garantia de qualidade (GQ) e os seus principais componentes, descrever a origem do material sobre controlo de qualidade (CQ), definir a avaliação externa da qualidade (AEQ) e os seus principais componentes e descrever o processo das visitas de supervisão.
  • Post-test

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.