Recursos específicos da vacina contra a COVID-19

Os trabalhadores da saúde envolvidos na distribuição e implementação da vacinação contra a COVID-19 necessitam de ter conhecimentos específicos sobre a vacina para assegurar a sua administração segura e eficaz. Esta acção de formação fornece informação-chave sobre as vacinas contra a COVID-19 usando vídeos educativos curtos, explicadores da vacina, auxiliares de formação, briefings sobre o tópico e apresentações descarregáveis. Reforça a formação dos trabalhadores da saúde em relação à vacinação contra a COVID-19 e as Orientações para o Plano Nacional de Distribuição e Vacinação para as vacinas contra a COVID-19.

Note que vídeos e recursos adicionais relativos a outras vacinas serão adicionados assim que forem incluídos na Lista de Uso de Emergência (LUE) ou receberem pré-qualificação.

Note que vários vídeos relacionados com as vacinas estão atualmente a ser revistos por forma a refletir as orientações mais recentes. Neste momento, os vídeos das vacinas Moderna (mRNA-1273) e Janssen COVID-19 estão atualizados apenas na versão inglesa do curso.

Observação: estes materiais foram atualizados pela última vez em 09/09/2022.

Credenciais da Foto: WHO/Blink Media - Chiara Luxardo

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - 中文 - Русский - Français - Español - العربية - Українська

Visão geral: Desde Março de 2021 que foram autorizadas ou aprovadas várias vacinas contra a COVID-19 para uso humano pelas autoridades reguladoras rigorosas e pela OMS, estando agora a ser distribuídas pelos países. A compreensão das características dos diferentes produtos é essencial para o sucesso das actividades de vacinação. Este curso fornece informação específica para as vacinas contra a COVID-19 que foram listadas para uso de emergência. Ela destina-se a ser utilizada por vacinadores, médicos, especialistas em logística e outros pontos focais envolvidos na vacinação contra a COVID-19.

Note que vídeos e recursos adicionais relativos a outras vacinas serão adicionados assim que forem incluídos na Lista de Uso de Emergência (LUE) ou receberem pré-qualificação.

Objectivos da aprendizagem:

Ao concluir este curso, os participantes serão capazes de:

  • Manusear, preparar e administrar as vacinas apresentadas no curso contra a COVID-19;
  • Descrever a informação específica sobre a vacina, incluindo a apresentação e o esquema, administração e segurança, armazenamento, manuseio, rotulagem e embalagem;
  • Reconhecer e responder à anafilaxia.

Duração do curso: Aproximadamente 10 minutos.

Certificados: Está disponível um Certificado de Participação para os que concluem 100% do material do curso.

Consulte o kit de ferramentas de introdução à vacina contra a COVID-19 para mais informações, orientações e ferramentas de introdução à vacina contra a COVID-19.

Tradução para português do Recursos específicos da vacina contra a COVID-19, 2021. A OMS não é responsável pelo conteúdo ou exactidão desta tradução. No caso de qualquer inconsistência entre o inglês e a tradução em português, a versão original em inglês será a versão vinculativa e autêntica.

Esta tradução não é verificada pela OMS. Este recurso destina-se apenas para efeitos de apoio da aprendizagem.

Course contents

  • Preparação da vacina Tozinameran Cominarty da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19::

    Este módulo cobre o manuseio, descongelamento e preparação da vacina Tozinameran Cominarty da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19.
  • Preparação da vacina da Moderna contra a COVID-19 (mRNA-1273):

    Neste vídeo, vamos mostrar-lhe como armazenar, descongelar e administrar a vacina da Moderna contra a COVID-19. Explicaremos também como difere de outras vacinas que poderá administrar.
  • Reconhecer a anafilase e a resposta à vacina relacionada com o stress:

    Neste vídeo, vamos mostrar-lhe como reconhecer a anafilaxia, e como distinguir a anafilaxia de uma reacção de stress à vacinação, para que possa responder adequadamente.
  • Identificar e gerir a anafilaxia:

    Neste vídeo, iremos mostrar como se preparar para uma reação anafilática; como identificar os sinais e sintomas de anafilaxia; e como tratar um paciente que está a ter uma reação alérgica grave.
  • Administrar a vacina da AstraZeneca contra a COVID-19:

    Neste vídeo, vamos mostrar-lhe como armazenar e administrar a vacina da AstraZeneca contra a COVID-19.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 1481

Certificate Requirements

  • Gain a Confirmation of Participation by completing at least 100% of the course material.