Doenças tropicais negligenciadas no contexto da pandemia da COVID-19: impactos e orientações

Este curso é destinado aos tomadores de decisão e gestores de programas que desejem aprender sobre doenças tropicais negligenciadas (DTN) no contexto da pandemia da COVID-19. Os 5 módulos introduzem as DTN, indicam os impactos da COVID-19 nos programas para as DTN e a atuação da OMS para mitigar as suas consequências e, por fim, apresenta as recomendações da OMS para manter os serviços essenciais de saúde para as DTN, bem como as orientações sobre as adaptações e a retomada das atividades para as DTN nas comunidades durante a pandemia.

Credenciais da Foto: IPSI/Giovanni Carbone

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - Français - Español - العربية

As DTN são um conjunto heterogêneo de 20 doenças transmissíveis e não transmissíveis, e grupos de doenças que são associadas à pobreza e que afetam, principalmente, países das regiões tropicais e subtropicais. Mais de 1,7 bilhão de pessoas no mundo todo necessitam de pelo menos uma intervenção relacionada às DTN a cada ano. Este curso se concentra nas DTN no contexto da pandemia da COVID-19. Visa proporcionar uma introdução geral das doenças, discutir o impacto da COVID-19 nos programas para as DTN, e apontar as adaptações necessárias para combater de forma segura e eficaz as DTN, perante a desestruturação dos serviços de saúde causada pela pandemia. É composto de palestras em vídeos de curta duração e questionários de avaliação. É destinado aos tomadores de decisões e gestores de programas em nível nacional e subnacional.

Objetivos da aprendizagem: Ao final deste curso, os participantes estarão aptos a:

  • descrever as principais características e carga de doenças das DTN;
  • listar as medidas de prevenção e controle das DTN no âmbito das 5 estratégias recomendadas pela OMS;
  • discutir os impactos da COVID-19 nos programas para as DTN e na transmissão das DTN, bem como a atuação da OMS;
  • compreender como manter os serviços essenciais de saúde no contexto da pandemia da COVID-19;
  • compreender como adaptar os cuidados de saúde nas instalações e na comunidade,
  • compreender como restabelecer o tratamento em massa, a busca ativa de casos e as pesquisas de base populacional para doenças tropicais negligenciadas no contexto da pandemia da COVID-19.

Duração do curso: Aproximadamente 1 hora.

Certificados: Um Certificado de conclusão será emitido aos participantes que obtiverem resultado de, no mínimo, 80% na avaliação final. Os participantes que receberem um Certificado de Aprovação, podem também fazer o download um Distintivo Digital (Open Badge) para este curso. Clique aqui para saber como.

Traduzido para o português de OpenWHO: Plano Nacional de Distribuição de vacinas e Vacinação contra a COVID-19 (PNDV), 2020. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela exatidão desta tradução. Em caso de divergências entre o original em inglês e a tradução em português, o original em inglês prevalecerá e será considerado a versão autêntica.

Course contents

  • Módulo 1: Introdução e visão geral do curso:

    Ao final deste módulo, você será capaz de: descrever como a pandemia da COVID-19 afetou as atividades relacionadas às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) e como as atividades para as DTN podem ser adaptadas a fim de garantir a implementação segura no contexto da pandemia da COVID-19.
  • Módulo 2: Programas e atividades para as DTN afetados pela pandemia da COVID-19:

    Ao final deste módulo, você será capaz de: descrever como a pandemia da COVID-19 afetou as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) e descrever a atuação da OMS em relação às DTN no contexto da pandemia da COVID-19.
  • Módulo 3: Orientação geral da OMS para a implementação de intervenções em DTN no contexto da pandemia de COVID-19 e orientação da OMS para intervenções comunitárias:

    Ao final deste módulo, você será capaz de: descrever as orientações gerais para as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) no contexto da pandemia da COVID-19 e descrever as recomendações para a implementação de intervenções comunitárias para as DTN no contexto da pandemia da COVID-19.
  • Módulo 4: Orientação da OMS para a retomada das intervenções comunitárias:

    Ao final deste módulo, você será capaz de: explicar o processo de tomada de decisão para a retomada das intervenções comunitárias para as DTN; descrever os critérios e considerações para a avaliação do risco-benefício que deve orientar a retomada ou o início da atividade planejada para DTN; e descrever as medidas de prevenção que podem ser aplicadas para a redução do risco de transmissão da COVID-19 associado à atividade planejada para DTN.
  • Módulo 5: Orientação da OMS para a manutenção de serviços essenciais de saúde:

    Ao final deste módulo, você será capaz de descrever os princípios de manutenção de serviços essenciais de saúde para as DTN, e explicar como o programa de atividades para as DTN pode ser modificado para a prestação de serviço de forma segura.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now

Certificate Requirements

  • Gain a Record of Achievement by earning at least 80% of the maximum number of points from all graded assignments.