Projeto de Unidade de Tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Áreas de rastreamento, centros de tratamento e instalações comunitárias são parte das prioridades estratégicas para a preparação, prontidão e resposta ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O pacote de treinamento “Unidades para SRAG” foi desenvolvido para atender às necessidades operacionais que surgiram com a pandemia COVID-19. Oferece um entendimento abrangente dos princípios que norteiam o processo de projetos para áreas de triagem em unidades de saúde, instalações comunitárias, e centros de tratamento de SRAG. E inclui como adaptar um edifício já existente para transformá-lo em um centro de tratamento de SRAG.

Estes materiais foram lançados em 02/06/2020. Como as evidências científicas e as orientações técnicas sobre o COVID-19 estão em constante evolução, os materiais deste curso estão desatualizados. Este curso está passando por uma revisão. Uma versão atualizada deste curso estará disponível no primeiro trimestre de 2023. Enquanto isso, consulte https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 para obter as atualizações mais recentes.

Image credit: WHO/Luca Fontana

Self-paced
Language: Português
COVID-19

Course information

Este curso está também disponível nos seguintes idiomas:

English - русский - العربية - Italiano - Bahasa Indonesia - Español - Français - Tiếng Việt - Tetun

Panorama geral: COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto. Este curso aborda os princípios, as exigências mínimas e especificações técnicas para projetar e montar unidades para tratamento de SRAG, através de palestras curtas e tutoriais técnicos. Dirigido a equipes envolvidas na preparação e resposta, incluindo administradores e planejadores na área da saúde, arquitetos, engenheiros, equipes de logística, água e saneamento básico, equipes de médicos e de enfermagem, cuidadores e outros profissionais da saúde, além dos especialistas na área de promoção da saúde.

Objetivos da aprendizagem: Ao final deste curso, você estará habilitado a:

  • descrever os princípios mais importantes que orientam o projeto para um centro de tratamento e pontos dedicados de rastreamento para SRAG;
  • esboçar e avaliar o layout de um centro de tratamento, incluindo triagem e diferentes áreas de risco, com fluxos claros e racionais de pessoas e materiais;
  • descrever diferentes tipos de ventilação e tratamento do ar de exaustão;
  • descrever as direções de referência e a jornada do paciente;
  • avaliar e estimar as estruturas disponíveis existentes;
  • identificar os principais elementos estruturais essenciais à adaptação de um edifício já existente, para transformá-lo em um centro de tratamento da SRAG; e
  • adaptar um edifício já existente para um centro de tratamento de SRAG.

Duração do curso: Aproximadamente uma hora.

Certificados: Uma Confirmação de Participação será conferido aos participantes que completarem 100% do material do curso.

Traduzido para o Português, a partir do original Severe Acute Respiratory Infection (SARI) Treatment Facility Design, 2020. A OMS não se responsabiliza pelo conteúdo ou precisão desta tradução. Em caso de inconsistências entre o texto em inglês e a tradução em português, a versão original em inglês será o documento vinculante e autêntico.

Course contents

  • Módulo 1: Visão geral dos princípios operacionais básicos e de PCI no contexto da COVID-19:

    Este módulo fornece uma visão geral dos princípios operacionais básicos e de PCI no contexto da COVID-19
  • Módulo 2: Projeto de área de rastreamento e centro de tratamento para SRAG:

    Este módulo descreve como projetar uma área de rastreamento e um centro de tratamento para SRAG.
  • Módulo 3: Transformar um edifício existente em um centro de tratamento para SRAG:

    Este módulo descreve como transformar um edifício existente em um centro de tratamento para SRAG.

Enroll me for this course

The course is free. Just register for an account on OpenWHO and take the course!
Enroll me now
Learners enrolled: 5108

Certificate Requirements

  • Gain a Confirmation of Participation by completing at least 100% of the course material.